“Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo.”
Habilidades cognitivas são como as crianças aprendem. No caso, o desenvolvimento infantil está diretamente relacionado à aprendizagem, essa aprendizagem se dá através das atividades do dia a dia, e primordialmente na principal atividade da infância, que é o brincar. Neste texto destacamos algumas atividades e habilidades cognitivas que devem ser realizadas em cada faixa etária, de 1 a 7 anos.
O conceito de cognição, nos remete aos processos cognitivos que são desenvolvidos desde a infância até o envelhecimento. É importante ressaltar que o desenvolvimento infantil está diretamente relacionado à aprendizagem, ou seja, um não ocorre sem o outro. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções. A aprendizagem é a aquisição de conhecimento e implica então na modificação do sistema nervoso, à medida que a criança percebe o mundo e interage com ele, o sistema nervoso central se mantém em constante modificação de ordem funcional buscando uma melhor adaptação ao meio, fazendo assim o desenvolvimento do processo cognitivo.
Tendo em vista a importância de estimular a criança com atividades que desempenhem melhor as habilidades cognitivas da criança, segue abaixo algumas atividades e habilidades importantes que devem ser notadas durante o desenvolvimento infantil conforme as idades de 1 a 7 anos:
1 a 2 anos
- Construir e empurrar torres de 2 a 4 cubos;
- Colocar objetos dentro de um recipiente, seguindo instrução verbal, assim retira um a um;
- Rabiscar papel;
- Identificar algumas partes do corpo;
- Associar objetos iguais;
- Reconhecer figura ou pessoa conhecida;
- Folhear livros e revistas;
- Retirar uma vestimenta;
- Utilizar colher/garfo;
- Reconhecer a si em fotografia.
2 a 3 anos
- Encontrar objetos iguais;
- Realizar encaixes de três peças;
- Imitar uma linha vertical e horizontal;
- Imitar desenhando um círculo;
- Colocar 4 contas grandes num fio;
- Construir torre de até 6 blocos;
- Nomear gravura do seu dia a dia;
- Montar quebra cabeça com duas peças;
- Dobrar papel pela metade, imitando;
- Ter noção de cores e grandeza (grande x pequeno);
- Fazer pareamento de 3 cores;
- Vestir-se com supervisão;
- Lavar e secar as mãos;
- Escovar os dentes com ajuda;
- Combinar forma geométrica com a figura correspondente.
3 a 4 anos
- Montar quebra cabeça de 5 partes;
- Construir torre de até 10/12 blocos;
- Desenhar círculo e copia cruz;
- Distinguir figura fundo;
- Jogar jogos de mesa;
- Discriminar e nomear cores, formas, tamanho e comprimento;
- Identificar várias partes do corpo;
- Noção de mais leve e pesado;
- Vestir-se sozinho com pequeno auxílio.
4 a 5 anos
- Identificar detalhes em objetos e desenhos;
- Relacionar objetos desenhados;
- Ter noção de comprimento e temporal;
- Ter conceito de tamanho;
- Identificar diferentes cores;
- Montar quebra cabeça de 6 partes;
- Noções de sequência lógica;
- Desenhar quadrado e triângulo;
- Desenhar pessoa (6 partes);
- Cortar, pintar e colar;
- Compreender regras simples de uma atividade;
- Vestir-se sem auxílio;
- Realizar laço com auxílio.
6 a 7 anos
- Conhecer direita e esquerda em à sua frente;
- Perceber e combina figuras abstratas;
- Memória visual;
- Descrever e interpreta cores;
- Desenhar figura simples;
Diante destas atividades, conseguimos observar o quanto é importante estimular e favorecer a criança a prática do brincar. É brincando que se aprende. Esta frase pode ser clichê pensando antigamente, porém, hoje com a influência da internet e tecnologia à nossa disposição, estamos deixando nossas crianças vinculadas a pouca prática do brincar e das descobertas. O primeiro passo para se tornar mais eficiente no que se faz, é treinar as habilidades cognitivas necessárias, inclusive de formas e em situações não usuais.
Agora que já compreende a importância do aprendizado cognitivo, que tal observar em seus filhos como estão suas habilidades cognitivas?
Ficou com dúvida? Podemos marcar uma avaliação com um de nossos profissionais para lhe orientar e mostrar como podemos estimular as habilidades cognitivas das crianças.
Por Sofia Régis
Terapeuta Ocupacional
Crefito nº2/017552-TO