A comunicação é um dos recursos importantes para o desenvolvimento infantil. É por meio da comunicação que as crianças adquirem capacidades comunicativas e assim, conseguem se relacionar com o meio em que vivem. A comunicação não envolve somente as respostas de necessidades básicas de vida diária, como sentir fome, sede ou ir ao banheiro, mas também a escolha e desejo desta criança, o querer, não querer, o gostar e não gostar.
Crianças com severos distúrbios na comunicação oral e escrita necessitam de recursos alternativos para comunicação. A comunicação alternativa é um grupo integrado de componentes que inclui os símbolos (representações visuais, auditivas ou táteis de um conceito), os recursos (objetos ou equipamentos para transmitir as mensagens), as estratégias (modo como os recursos são utilizados) e as técnicas (forma pela qual o usuário escolhe os símbolos no seu recurso de comunicação) utilizadas pelo indivíduo para auxiliar no desenvolvimento do processo comunicativo. A presença da Terapia Ocupacional na Comunicação Alternativa, pois o terapeuta ocupacional é um profissional capacitado para avaliar o pacientes nos aspectos motores, cognitivos, emocionais, sensoriais e sociais para a utilização de um determinado símbolo, recurso, estratégia ou técnica e assim, determinar o melhor e mais adequado equipamento para a capacidade daquela criança e sendo possível promover maior autonomia e independência deste indivíduo.
Por,
Sofia Leucht
CREFITO 2/ 017552 – TO
Conheça a Espaço Habilitar!
(21) 2523-0382 / (21) 98350-1761
contato@espacohabilitar.com.br
Rua Raul Pompéia, 12 – 4º andar – Copacabana